domingo, 6 de dezembro de 2009

Minhas Obras!!!

FUSÃO DE LUZES
Uma mistura de cores,luzes e junto com elas o desafio de unir tons fortes e torná-los de alguma maneira harmônicos,no final ou no começo (depende de qual ângulo cada um prefere ver).
Pode ser interpretado que são as cores que se unem e formam uma intensa luz,ou uma intensa luz que se transforma em cores,seja lá como for, o princípio é o mesmo, são ou se tornaram uma só força. A idéia surgiu após observar a luz do sol bater em um cristal,refletindo as cores na parede,como um balé de nuances no ar.
Achei legal colocar alguns significados das cores para mostrar que não são somente as cores que se fundem,seus significados também se unem ganhando alma e vida pintados em uma tela.
Vermelho: paixão, força, energia, amor, liderança,masculinidade, alegria (China), perigo, fogo, raiva, revolução,''pare''.
Azul: harmonia, confidência, conservadorismo, austeridade, monotonia, dependência, tecnologia, liberdade, saúde.
Verde: natureza, primavera, fertilidade, juventude, desenvolvimento, riqueza, dinheiro, boa sorte, ciúmes, ganância, esperança .
Violeta: espiritualidade, criatividade, realeza, sabedoria, resplandecência, dor.
Branco: pureza, inocência, reverência, paz, simplicidade, esterilidade, rendição.
Amarelo: inteligência, cooperação, luz do sol, felicidade, energia,otimismo, pureza, carinho, honra, prudência (apenas quando utilizado em pequenas quantidades), covardia, imaginação,Verão, filosofia, incerteza, intranqüilidade e glória.

Nome da tela:FUSÃO DE LUZES
Descrição:óleo sobre tela 2009 30x40
Criação de Patrícia Lettiere

COMETAS Cometas?No princípio não era essa a minha intenção,mas o propósito de pintar uma obra abstrata é esse mesmo,é dar várias interpretações a cada olhar,acontece naturalmente,até quando queremos só um significado,olhamos e lá está,um novo significado,pois a obra tem personalidade e vontade própria.
Gosto de todos os meus quadros,pois cada um é feito com carinho e dedicação,são meus ''filhotes''.
A primeira representação era a de uma batalha,onde o fundo seria um vilarejo em chamas,os traços seriam as flechas,lanças...
A segunda representação enquanto estava secando:notei que as cores mudaram um pouco,se tornaram mais coloridas,achei parecido com o Universo,um movimento espacial,os traços ganharam um tom diferente,como se estivessem rasgando o infinito,então veio o nome de ''Cometas''.
A mensagem que ''Cometas''me trouxe,foi que as batalhas são necessárias,não tem como fugir,com elas vem a Vitória ou a derrota,as lutas nos deixam marcas,as perdas nos causam dor e sofrimento,mas sempre temos forças para enfrentar os desafios mesmo quando o exército inimigo é bem maior que o nosso e ainda assim vencemos.Também tem batalha de energias, aquela em que você se sente até mal por estar em algum lugar,perto de alguma pessoa,dá aquela sensação que tem algo lutando com você,parece que rouba a energia(isso é o que mais acontece,popularmente chamada de inveja).
Embora enfrentando todas essas batalhas,o verdadeiro vitorioso é aquele que depois de passar por tudo isso ainda consegue olhar para o infinito e ver a vida e a grandeza da beleza pela qual está cercado.E com a luz do Universo nos retorna triplicado tudo aquilo que perdemos nas batalhas. Podem nos tirar tudo,menos o que está guardado dentro do coração,e a esperança é uma delas!

Nome da tela:COMETAS
Descrição:óleo sobre tela 2009 30x40
Criação de Patrícia Lettiere

Pesquisa sobre as cores:http://pt.wikipedia.org/wiki/Cor#Psicologia_das_cores http://www.ldsweb.biz/web/index.php?option=com_content&view=article&id=95:o-significado-das-cores-e-seus-efeitos-nas-pessoas&catid=47:artes-visuais

Abraços,
Patrícia Lettiere

4 comentários:

  1. Boa noite Patricia, vim matar a saudade do blog, muito belo e de um bom gosto imenso.Parabéns.Apesar de ter me afastado do Autores continuo escrevendo, fora os blog que vc conhece tenho também meu site:
    www.arnoldopimentel.recantodasletras.com.br

    Beijo no coração e tudo de bom pra você.

    ResponderExcluir
  2. Oi amigo!Que bom receber sua visita em meu Blog!
    Estou lhe devendo algumas visitas em seu Blog,mas com certeza irei fazer uma visita sim!
    Tudo de bom para você também,sucesso,paz e luz sempre em sua vida!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  3. Amei os dois quadros e sua descrição de cada um deles. Não se você sabe mas eu atuei como Marchand durante alguns anos aqui no Rio de Janeiro, o João (maker) pintava muito, se dedicava mesmo e era até reconhecido em algumas galerias na época. Eu amo arte. Eu sei o que você sente, sua emoção, seu prazer. Parabéns Patrícia.

    ResponderExcluir
  4. Amiga,que ótima surpresa receber sua visita!Não sabia que você era Marchand,mas sabia que o Maker pintava,tive a oportunidade de ver as obras dele na galeria do perfil dele,apreciando o trabalho do Maker vejo o quanto tenho a aprender,pois ele tem lindas telas!
    Aliás,vocês dois são pessoas de muito talento e inspiração que encantam a alma,são verdadeiros artistas,e o mundo da arte agradece por ter pessoas como vocês colorindo com cores e palavras o planeta!
    Percebo o seu amor pela arte, a emoção e o prazer de ver uma obra pronta é algo maravilhoso,porque é cada minuto de dedicação o resultado final!
    Volte sempre!É sempre bem vinda!!!
    Sucesso,paz e luz em sua vida sempre!!!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir